Mensagem do Presidente

A nossa prioridade será o interesse público. Sempre deverá prevalecer o interesse institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, instituição a qual juramos servir.


Nossa atuação deverá ser pautada na “integridade”. Seguiremos e aprimoraremos medidas de gestão estratégica, ações e atos normativos para a permanente observância aos princípios da transparência, ética e impessoalidade.


Para tanto teremos um modelo a seguir.A de um homem público que marcou a história do Paraná. Ex-integrante da Corte Eleitoral do Estado do Paraná.


Magistrado que que atuou como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná nos períodos de 1975 a 1977 e de 1983 a 1985, na cadeira destinada aos juízes federais.


Refiro-me ao eminente e saudoso Ministro Milton Luiz Pereira.


Antes da magistratura, Milton Luiz Pereira atuou na política paranaense, como prefeito de Campo Mourão, na década de sessenta.


Em sua gestão, Campo Mourão recebeu o prêmio município modelo do Paraná. Sua preocupação com as finanças públicas era marcante. Instituiu uma prestação de contas mensal, transmitida pelo rádio.


Quando encerrou o mandato, Milton Luiz Pereira recebeu como presente da população um lindo fusca azul, ano 1967, comprado em uma “vaquinha” feita pelos moradores da cidade.


  Com esse fusca azul, Milton Luiz Pereira percorreu toda sua trajetória na vida pública.


Em 1967, deixou a administração municipal para tornar-se juiz federal na capital, quando assumiu a direção do foro. Muito antes de se falar em sustentabilidade, determinou que as luzes fossem apagadas se as salas não estivessem sendo usadas. Fazia anotações no verso do papel usado. Os veículos oficiais deviam conduzir o maior número de juízes de casa ao trabalho para economizar combustível.


Conta-se que, durante as tratativas de dois diretores sobre a lotação de funcionários, aconselhou: na dúvida, pense no que atende mais ao interesse público. Em outra ocasião, voltando de Brasília em viagem oficial, entregou ao diretor administrativo as notas fiscais de suas despesas e um cheque em branco. Explicou: as despesas foram menores que as diárias, de maneira que a diferença deveria ser recolhida aos cofres públicos.


Por seus préstimos à justiça eleitoral o fórum eleitoral de Peabiru recebeu o nome Milton Luiz Pereira. O magistrado também foi agraciado com a medalha “mérito eleitoral das araucárias”, a maior honraria concedida pelo TRE do Paraná.


Na sessão realizada no dia 27 de junho de 1977 no TRE, Milton Luiz Pereira assim se manifestou, como se lê na ata da sessão:

 

“eu tenho como uma regra fundamental da minha conduta, que, entre o dever e a amizade, eu sempre faço opção pelo dever, o que tem me custado muita contrariedade. Tem me custado, em algumas ocasiões, até inimizades, por incompreensão, embora eu, dessas pessoas, não me considere inimigo".


Milton Luiz Pereira será a inspiração para o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral, nosso lema será o dele: “pense sempre no que atende mais ao interesse público”.


Des. Sigurd Roberto Bengtsson

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná